A evolução verificada nos últimos anos, no que respeita ás necessidades de comunicação, faz com que as redes de Comunicação constituam a espinha dorsal de um sistema interactivo, transportando os fluxos de informação entre os seu componentes.
A fibra óptica foi considerada sucessora do cobre, mas ainda não assumiu este posto. Quando o assunto é eletrónica e componentes dela, o cobre ainda está firme como condutor.
Mas isso não significa que a Fotónica não reverterá isso, e talvez em pouco tempo. Já há pesquisas com teorias e tecnologias para aplicar conceitos da Fotônica em chips. Grosso modo, os mais optimistas garantem que a luz poderá substituir os electrões na computação. E, segundo eles, isso não está longe de acontecer.
Neste momento existem em simultâneo as duas redes, a interligação de uma rede com a outra é feita com a aplicação de transdutores. A rede dominante nas empresas é por enquanto o cobre.
A Arquitectura do Sistema de Cablagem Estruturada é desenhada por um conjunto de subsistemas organizados segundo uma estrela hierárquica, que vai desde a distribuição de campus ligação entre edifícios até à distribuição horizontal ligação ao utilizador, sendo implementadas Soluções de Pares de Cobre e/ou Soluções de Fibra Óptica consoante as condições e as exigências técnicas de cada sistema.
A evolução dos meios de comunicação de voz, dados e imagem tornou imprescindível a implementação de redes de cablagem estruturada nas empresas.
|